Arte e História, abaixo o anacrônismo e o saudosismo

Não tenho a menor pretensão de definir o que é arte, de julgar se algo é mais ou menos arte, não sei se a arte pode ser mensurada, até porque entendo que a arte compõe o universo da cultura, está intresecamente ligada a subjetividade humana, como produto da cultura e inserida na sociedade a arte representa o seu tempo e a produção artística representa necessariamente um espelho de quem a produz, carregando cada minúcia, a arte sempre pôde nos dar um apanágio da sociedade. É nesse sentido que sou um profundo apreciador do mordernismo e do pós-modernismo em todas as suas esferas, sei que os mais ortodoxos, pressos a uma visão romântica de arte, enquanto domíneo de uma técnica apurada, capazes de criar imagens, sons e sensações maravilhosas, torcem o nariz para o dadaísmo, para a arte abstrata, modernismo e pós-modernismo. Há aqueles que dizem que o dadaísmo matou a arte, uma afirmação no mínimo pretensiosa, (porque definem e limitam o que é a arte a partir de uma preferência pessoal)particularmente eu vejo o dadaísmo como arte revolucionária, na medida em que é produzida a contra-pêlo da história da arte burguesa e elista, com relação ao absurdo que alguns vêem nessa arte, bom, seria anacrônico pensar numa arte rococó numa sociedade veloz, destrutiva e pós-moderna como essa, onde os valores clássicos foram (felizmente) colocados no lixo pelo capitalismo. A meu ver a arte pós-moderna, em todas as suas formas, poesia, pintura, cinema, cança, música e etc... representam bem a vida urbana, dinâmica, cybernetica e totalmente nova que nós estamos vivenciando. Pra mim o melhor o exemplo dessa coerência entre arte e contexto histórico social seja o album dos tribalistas, arranjos simples, primitivista, irracional, sem pretensões e nem propósitos, afinal não vivemos na sociedade do romantismo nem da utopia, vivemos na sociedade do individualismo, da queba de padrões e valores "eu sou de ninguem, eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem" os tribalistas já querem ter razão, canta Marisa Monte, que sejam enterrados de vez os valores antigas, que rompa-se de uma vez por todas o velhor e que instaure o novo.

Comentários

  1. Legal Marcos. Muitas coisas sobre a arte eu não concordo com você, eu não sou modernista, mas respeito o seu pensamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eu ainda vou de levar pro lado negro da força, minha doce Ana

    ResponderExcluir
  3. tu ainda serás uma modernista minha amada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA ANÁLISE DA OBRA SÃO BERNARDO DE GRACILIANO RAMOS A PARTIR DA NARRATIVA EM WALTER BENJAMIN

nivelando por baixo

A ESCOLA DE MILETO E A BUSCA DA ARQUÉ