Harry Potter um Herói moderno

O que há de tão especial no bruxinho Harry Potter? atrás de uma história lúdica que se passa numa escola de bruxaria da Inglaterra, existe um debate profundo sobre alguns valores perdidos ou pouco significam diante da rapidez e do pragmatismo da vida contemporânea. Assim como os heróis modernos Harry Potter em vários episódios da sua saga abre mão de uma vida pacata e da situação confotável em pró dos outros, em defesa da maioria, como um Che Guevara. Não se trata de uma plano individual de vida ou de vingança, mas de se buscar sempre o que é certo, é a moral kantiana do eu devo. Enquanto o sistema nos impele sempre a agir de acordo com as conveniências e na busca sempre do nosso êxito pessoal, o famoso individualismo burguês, "cada um por si" o hedonismo consumista da vida contemporânea. Harry junto com Rony e Hermione nos lembram os três mosqueteiros de Alexandre Dumas "um por todos e todos por um" é a velha, mas talvez ainda válida, lógica da amizade, a relação humana está acima de tudo, o que é certo está acima do que é mais fácil.O livro trás outra discussão filosofica interessante, os personagens de Harry Potter e Voldemort são bem parecidos, ambos são ofidioglotas, inteligentes, corajosos, cabeça dura... Mas o que os diferencia, segundo Alvo Dumbledore são as suas escolhas, não são as nossas habilidades ou caracteristicas físicas ou condição de quaisquer tipo que determinam o nosso carátar, são as nossas escolhas, sempre fazemos escolhas como afirma Jean Paul Sartre filosofo francês, estamos sempre tendo que escolher entre o que é certo e o que é fácil, a sociedade capitalista nos manda escolher o que é lucrativo, o que é fácil, mas Harry Potter insiste em fazer o que é certo, mesmo quando se prejudica em virtude disso.Não poderia deixar de citar a atitude de maior heroísmo e vigor moral de toda a série, Severo Snape se sacrifica a vida inteira, recebendo de todos o despreso, o ódio, o repúdio, tudo em nome de uma causa, de um ideal, ao contrário de Harry ou mesmo Dumbledore que tornam figuras celebres e respeitadas, ele precisa ser o remédio amargo, fazer o trabalho necessário, mas desprazeroso, quantas vezes deixamos de fazer algo últil e importante porque não queremos ofender o outro? deixamos de fazer o bem porque pode parecer mau. Isso me lembra as palavras de Santo Agostinho que dizia: prefiro os que me criticam porque me fortalecem, do que os pajuladores porque me enganam e me torbam mediocre. Harry Potter não apenas um livrinho infantil é um belo soco no estômago de pessoas individualistas e vazias, de intectuais mediocres que aceitam o progresso capitalista, um verdadeiro chute na imbecilidade que é deixar de um ser um humano enquanto ser social, pra ser apenas uma peça na grande engranagem capitalista

Comentários

  1. Harry Potter Forever!!
    Eu era criança quando conheci a historia e sou fan até hoje.
    Lembro de como eu queria ser uma bruxa ter uma varinha e fazer poções. Eu cresci amando Harry Potter ele faz parte da minha vida porque ele me ajudou a ser a pessoa que sou hoje.
    Eu penso na autora do livro e vejo o quanto ela é abençoada por criar uma historia assim, pessonagens que eu me espelho e amo, que me ajudaram a descobri quem eu realmente sou.
    Eu terei muita sorte se for uma escritora tão boa quanto ela. Obrigada J.K. Rowling.
    Agora eu não posso deixar de falar dos meus pessonagens favoritos da saga. 1º Severo Snape: eu queria ser mais como ele, não se importa com o que as pessoas pensão de mim, amo o jeito de ele fingir ser o que não é só para poder fazer a coisa certa. 2ºAlvo Dumbledore: Amo sua sabedoria e seus concelhos, ele é o tipo de pessoa que quero ser no futuro, com os meus filhos e netos. 3º Hermione Grange: Ela é muito parecida comigo, sempre colocando a razão a cima dos sentimentos, só quero ser tão inteligente quanto ela um dia.
    Vou concluir dizendo o quanto eu amo essa saga e que quando eu tiver filhos vou ler para eles e eles vão amar também...kkk
    Adorei o seu texto Marcos, concordo com tudo que você disse. I Love You. Kiss :*. Bye.

    ResponderExcluir
  2. brigado amor, realmente concordo com o que você colocou, talvez o melhor exemplo de todo o livro seja o de Hermione Granger quando prefere seguir um amigo numa luta pela maioria, pelo bem, do que se preocupar com a sua vida pessoal e seguir o seu namorado, ela sim é romântica, é utópica, honesta, tbm amo vc Miss Lizzy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA ANÁLISE DA OBRA SÃO BERNARDO DE GRACILIANO RAMOS A PARTIR DA NARRATIVA EM WALTER BENJAMIN

nivelando por baixo

A ESCOLA DE MILETO E A BUSCA DA ARQUÉ