nivelando por baixo

Como todos devem saber uma das questões que mais me inquietam é a educação, e já algum tempo eu venho me perguntando porque nos nivelamos tão por baixo quando o assunto é educação, as primeiras explicações que me ocorreram foram lógico do marxismo, tão presente e marcante na minha formação acadêmica, dentro dessa linha de pensamento os nossos problemas na educação estariam relacionados a nossa condição de país periférico e nosso papel na globalização, poderíamos entender a nossa péssima educação como falta de vontade política que preferem o povo alienado e para possam se perpetuar no poder e agir das maneiras mais despóticas e corruptas, essa explicação me satizfes durante muito tempo, enquanto eu via a educação no Brasil e focava apenas em alguns problemas, como não despertar no aluno o conhecimento pleno da ciência e uma visão crítica em relação ao real, mas depois de atuar a mais de 5 anos como professor e conhecer de perto a realidade na educação no Brasil e perceber que no restante do mundo, embora a qualidade possa ser melhor por razões econômicas, a lógica é a mesma, eu me faço alguns questionamentos que quero compartilhar aqui com todos. Porque nos nivelamos tão por baixo e aprovamos analfabetos? porque agora temos que compreender todos os problemas dos alunos e deixar de cobrar em função disso? porque os jovens odeiam estudar?
Várias dessas questões estão, claro, ligadas ao capitalismo,tanto no ensino público quanto no privado eles são preparados para servir de mão de obra ao mercado de trabalho, mas no ensino privado ele é cliente e no público é despesa, mesmo assim existe uma lógica que unem o ensino publico e o privado à política de aprovação, no ensino público há um interesse dos governos de aprensentar números, então mostrar um grande número de aprovados é positivo, no ensino privado os alunos são clientes, portanto um grande número de reprovados significa necessariamente abandona da escola, logo é dinheiro a menos e isso não bom, mas essas são quetões batidas, supra discutidas em qualquer forum que trate de educação, o que me deixa preocupa é essa lógica do mediocre, hoje qualquer pessoa que saiba escrever uma carta sem cometer barbarismos já candidato a escritor, jovens chegam no terceiro ano médio e até na universidade sem jamais terem lido um livro, e pior as vezes concluem a universidade sem conhecer o básico da área onde vão atuar, os próprios pedagogos que deveriam ser a vanguarda quando o assunto é educação são inertes, e não por conservadorismo político, mas por falta de teoria mesmo, reproduzem todas as ideias que corroboram para um modelo de educação extremamente ineficaz e conservador, querem adptar o mundo as suas frágeis teorias, me choca assistir professores e profissionais da educação defendendo que a escola e o professor se adptem ao aluno,"se ele não consegue acompanhar que se pegue mais leve" parece que o professor ideal deve ter vocabulário pobre, formação cristã, concordar com a maioria, não questionar nada, entender todo e qualquer problema do aluno, mesmo que ele seja um marginal ou um preguiçoso, em fim é preciso que a educação passe a não cumprir a sua função de educar, mas simplesmente reproduzir o senso comum, e nesse verdadeiro manisfesto pela mediocridade os idiotas, os preguiçosos, os piegas, os analfabetos, todos conseguem ter um diploma, mesmo que isso não signifique mais nada, a não ser o fato deles terem sido roubados, porque de uma forma ou de outra pagaram para ter o que não receberam que foi educação, mas é dessa forma que estamos construindo uma sociedade doente, feita por fracos e vagabundos

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